quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Autora: Eloisa James
Páginas: 360
Ano: 2014
Editora: LeYa/Quinta Essência

Em 2009, a autora best-seller do New York Times Eloisa James deu um passo com o qual muitas pessoas sonham: vendeu a casa, tirou um ano sabático no emprego de professora universitária de Literatura Shakespeariana e mudou-se com a família para Paris. Paris Apaixonada: Um Livro de Memórias registra seu alegre ano em uma das mais belas cidades do mundo.
"No início do nosso ano na França, eu decidira que comeria de maneira aventureira enquanto estivesse aqui e, neste espírito, eu havia pedido uma iguaria local: tête de veau. Cabeça de vitela. Agora eu via que a tête havia sido transformada em uma pequena torta – sobre a qual uma crista de galo avermelhada e flácida servia de decoração. Monsieur le Garçom reapareceu e explicou que a crista de galo cozida era o acompanhamento perfeito para uma torta recheada de cérebro e que eles deveriam ser consumidos juntos. Foi quando Luca abandonou seu protesto silencioso e fez sua primeira contribuição para sua festa de 16 anos: um exagerado barulho de regurgitação."
Como livro de memórias, “Paris Apaixonada” é um conjunto de pequenos pensamentos e trechos que a autora costumava postar em sua conta do Facebook, no período em que esteve fora de casa. Portanto, a narrativa não é contínua como uma história tradicional, e apesar de ter uma sequência de tempo, a leitura não flui tão rapidamente quanto outros livros que possuem uma “linearidade”. Ainda assim, este não é um livro que eu não recomendaria, pois os trechos são, em sua maioria, apaixonantes, e a gente se vê querendo fugir agora mesmo para as vielas e ruas de Paris, apreciar tanta beleza e tanta tristeza e tanta alegria que reside no dia a dia dos parisienses.

Nenhum comentário:

Blog BoniFrati