quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MAMOGRAFIA


A mamografia é um exame de raio X que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos. Através da análise dos resultados, o médico mastologista poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura.
A mamografia pode ser realizada nas duas mamas, tendo o nome de mamografia bilateral ou em apenas uma, sendo chamada de mamografia unilateral. A mamografia dói e provoca incômodo na maioria das mulheres, mas a dor pode ser minimizada se ela for realizada 1 semana após a menstruação. 

Idade indicada para a mamografia

A idade indicada para realizar a mamografia é ao completar 40 anos. Se o exame não apresentar alterações, ela poderá repeti-lo anualmente a partir desta idade. Mas se houver alguma alteração nos resultados, o médico poderá requisitar novos exames antes da data prevista.
Mulheres com casos de câncer de mama na família, como mãe e irmã, devem realizar a primeira mamografia 10 anos antes do diagnóstico nos parentes de primeiro grau. O restante, deve começar o rastreamento aos 40 anos de idade.

Resultados da mamografia

Os resultados da mamografia, de acordo com a nova classificação, utilizam o sistema BI-RADS e dividem-se em ​BI-RADS 0, BI-RADS 1, BI-RADS 2, BI-RADS 3, ​BI-RADS 4, que se pode subclassificar ainda em A, B ou C, BI-RADS​ 5 ou BI-RADS 6.
Nesta classificação, o BI-RADS 0 indica a necessidade de realizar uma nova imagem da mama para maiores esclarecimentos e o BI-RADS 1 indica exame negativo, não havendo nenhuma alteração mamária. Existe suspeita de câncer de mama a partir do BI-RADS 4. 

2 comentários:

Conviteria D'Aline disse...

Oi Paty!
Obrigada pelo carinho e pela visita, já faz bastante tempo que não passava por aqui também! Blog novo né? Beijos

Coisas de Manuh disse...

Post excelente e importante.
http://coisasdemanuh.blogspot.com.br/

Blog BoniFrati